Itinerário. Vivendo ao Redor do Mundo

This post is also available in: English

Organização não é o nosso forte… Quando começamos a viagem, em Londres, em dezembro de 2014, tínhamos um plano, mas durante a viagem, seguimos muito pouco dele.

Não podemos reclamar. Afinal, essa desorganização foi o que nos deu toda a flexibilidade e liberdade para ver e viver coisas incríveis que não poderíamos ter planejado.

Somos apaixonados por pessoas e são os encontros que temos durante o caminho que moldam o nosso destino. Se alguém passa uma dica legal, é pra lá que vamos; se chegamos em um lugar e gostamos do que vemos, é lá que ficamos. Queremos conhecer os lugares, pessoas e culturas a fundo e por isso não viajamos com pressa. Nós gostamos de pensar que não estamos viajando ao redor do mundo, mas sim “vivendo ao redor do mundo”.

Dezembro de 2014 a dezembro de 2015 (nosso primeiro ano na estrada):

Saímos de Londres e fomos passar o Réveillon em Roma, Itália (dezembro/14). Logo em seguida, 10 dias de Egito (janeiro/15). Depois moramos por 5 meses no Quênia, voluntariando em um orfanato no interior do país (janeiro a junho).

Foi com o coração na mão que deixamos as crianças do orfanato para seguir viagem pela África por terra: Tanzânia (junho), Malawi (junho), Moçambique (julho) e África do Sul (julho). Na terra de Nelson Mandela, encontramos a família do Ti e viajamos todos juntos de motorhome por um mês.

De lá seguimos sozinhos para o Irã (agosto). O plano era passar 15 dias, mas foi impossível não se apaixonar pelo país e estendemos nosso visto para um mês.

Viajamos em seguida por estrada para a Armênia (setembro) e de carona em carona, conhecemos Karabakh e a Geórgia também (setembro)!

De carona com novos amigos, fomos parar lá na Rússia, em uma floresta perto da Finlândia. Cruzamos então o maior país do mundo de trem, na famosa Transiberiana (outubro).

Em Vladivostok, pegamos um voo para a Coreia do Sul (novembro). De lá, fomos nos apaixonar pela Indonésia e surfar em Bali (dezembro).

Dezembro de 2015 a dezembro de 2016 (segundo ano da viagem):

O visto não permitiu que ficássemos por mais tempo em Bali e, em dezembro, fomos para a Tailândia, onde moramos de Jan a Abr de 2016.

Em seguida fomos para a surpreendente Malásia. De lá, resolvemos que voltaríamos ao Brasil para trabalhar nas Olimpíadas do Rio, e pegamos um voo com uma semana de escala na Alemanha (abril 2015).

Foram 5 meses de Brasil, revimos amigos e família e trabalhamos nas Olimpíadas (maio a setembro 2015). Em setembro, voltamos à vida nômade, começando com um trabalho como guias turísticos por Rússia, Geórgia e Armênia.

Em seguida, foi hora de rever os amigos em Londres, onde ficamos por 4 semanas, em outubro.

Depois fomos trabalhar como voluntários independentes com a questão da crise dos refugiados, na Grécia. Demos aulas de inglês, vídeo e foto para jovens refugiados, em um projeto em parceria com o ImImmigrant & Drawfugees. Ficamos por dois meses em Atenas.

Dezembro de 2016 até agora (terceiro ano da viagem):

O Natal e o Ano Novo de 2016 para 2017 foi na nossa querida Londres. Passamos quase três meses na Inglaterra e decidimos que o próximo destino seria uma longa estadia na Itália.

Depois de uma pequena parada na Alemanha no começo de março, para participar do evento de turismo ITB Berlin, nos mudamos finalmente para a Parma, na Itália.

É aqui que estamos até agora! A Fê está tirando a cidadania italiana e resolvemos aproveitar esse tempo para aprender italiano e trabalhar muito no site e na nossa produtora de conteúdos.

A silhueta de Tiago e Fernanda assistindo o pôr-do-sol em Koh Lanta

Depois

O próximo passo está totalmente incerto. Estamos com muitos planos e, como sempre, completamente abertos a tudo. Só para dar um gostinho da nossa indecisão, as opões, por enquanto, são: Portugal, Tailândia, Quênia, Austrália ou… Itália mesmo! Pelo menos até o final do ano. rs.

Fique ligado no nosso Facebook e no Instagram que logo menos a gente deve decidir 😉

Antes

Antes de começarmos a nossa volta ao mundo, já tínhamos conhecido juntos a maioria dos países europeus. Morávamos em Londres (Tiago por 8 anos e Fernanda por 3), por isso decidimos pular a Europa dessa vez. Também já viajamos no passado para Peru, Chile, Bolívia, Índia e Marrocos.

Se quiser saber como tudo começou, dá uma olhada aqui no Quem somos que contamos melhor!